terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

VOCÊ É CONTRA O FECHAMENTO DA BIBLIOTECA?

A Biblioteca Chácara do Castelo foi inaugurada em 07 de setembro de 1956 e conta, até antes da reforma que abrangeu as partes elétricas, hidráulica e predial, continuando com serviços ativos apesar das obras, com um acervo de aproximadamente 40 mil exemplares que é constituído por livros didáticos, paradidáticos, dicionários, enciclopédias, jornais, revistas, recortes, mapas, atlas, multimídia, etc.

Além de empréstimo de livros, revistas e outros materiais, eram promovidos eventos culturais como encontro com escritores, exposições, cursos, oficinas, palestras, entre outros e até computadores, que infelizmente foram roubados por falta de segurança.

Já que temos leitores do JUCEVA NEWS que não são apenas dos arredores da Praça Julio Cesar Vanini, a Biblioteca Chácara do Castelo fica na Rua Brás Lourenço, 333, no Jardim da Glória e funcionamento de 2ª a 6ª feira das 8h às 17h e sábado das 9h às 16h, tendo como responsável a Sra.: Marise Miglioli Lorusso, que pode ser encontrada através do email bmchacaradocastelo@gmail.com . Houve inclusive uma reunião lá quando o Vereador Dalton Silvano montou seu Gabinete Itinerante na Praça JUCEVA para justamente direcionar verbas para a reforma da Biblioteca e que havia um boato que poderia ser desativado para ser um depósito da Prefeitura. E agora parece que está se concretizando.:-(

DECRETO

Com um decreto publicado no dia 1º de fevereiro - véspera do Carnaval - no Diário Oficial de São Paulo, o prefeito Gilberto Kassab fechou quatro das 61 bibliotecas que existiam na cidade. A justificativa do administração municipal é a falta de freqüentadores.

A decisão partiu da Secretaria da Cultura, que administra as unidades, e foi aprovada pelo conselho consultivo do setor de bibliotecas (formado por diretores de bibliotecas, escritores, representantes de entidades de bibliotecários e da comunidade acadêmica). Segundo a pasta, a unidades faziam poucos empréstimos e não eram usadas pelos moradores dos bairros.

INDIGNAÇÃO

Se você está indignada(o) com o fechamento da Biblioteca Chácara do Castelo que vai se tornar um depósito e centro de conservação do acervo de periódicos da biblioteca Mario de Andrade que fica no centro, chegou a hora de você "botar a boca no trombone".

Eu já havia sido questionado dias atrás por moradores a respeito desse fechamento, mas apareceu um fato novo. Um colega de imprensa ligou para mim agora a pouco em busca de moradores que queiram ilustrar o "outro lado" deste assunto, e se você estiver disposta(o) a dar seu depoimento para compor uma matéria jornalística, por favor, entre em contato comigo através de qualquer meio de comunicação que está no rodapé, que encaminharei para ele ok? Mas tem que ser rápido porque a edição fecha na quarta-feira.

Ouça o debate que a CBN fez no dia 20 de fevereiro sobre o fechamento das bibliotecas. Está no blog do apresentador do CBN São Paulo, Milton Yung, sob o título Batalha dos Livros: CBN SP faz debate sobre bibliotecas.


CARLOS QUINTINO
Editor/Jornalista/Radialista
Comentarista de Cine, Vídeo e DVD
MSN/Talk: carlos.quintino@gmail.com
SKYPE: Carlos.A.Quintino
+55 (11) 9817-2708

WEBPRESS
Agencia de Notícias, Assessoria de Imprensa, Editoriais
http://www.webpress.cjb.net
Praça Julio César Vanini, 102
Cep 04113-130 São Paulo SP
+55 (11) 5083-7605

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

TABELA DE BASQUETE FOI AO CHÃO!!!

Não, ela não caiu não!!! Foi demolida, como poderá ver nas fotos. Como diz o ditado "SEGURO MORREU DE VELHO!!!".

Conforme divulguei na edição anterior, depois de uma avaliação feita hoje pela manhã, a HF Construtora chegou á conclusão que o melhor era demolir o suporte da Tabela de Basquete do que fazer remendos na rachadura que se apresentou após a retirada dos caibros que sustentavam-na, como pode ver nas fotos. Olhando a foto ao lado verá que a tabela tem uma "barriga" na parte debaixo. Isso é o que deu um peso extra na secagem, a qual foi "descascada" como primeira medida, mas descartada hoje pela manhã.

Novamente lembro do caso de garotos que retiraram a sustentação da tabela de basquete do fundo da quadra (vide fotos) na ânsia de jogarem futebol, sem autorização!!. Felizmente lá não teve o mesmo problema, mas poderia ter, e a empresa não teria culpa pois não foi ela que retirou. Melhor é aguardar a entrega oficial, o término dos trabalhos para assim ocuparmos o local devidamente.

ALERTE ISSO PRINCIPALMENTE A SEU FILHO PARA NÃO TER QUE LER UMA MANCHETE AQUI SOBRE UM ACIDENTE, MESMO QUE PEQUENO, COM ELE!!! ISSO É SÉRIO!!!

Isso faz com que "mais uma vez" seja adiada a entrega da quadra, pois somente depois de fazer nova concretagem e secagem inicial é que será feita a raspagem de todo piso, jogar o ácido para ficar mais porosa para finalmente serem pintadas as demarcações da quadra.

NÃO TEM JEITO... VÃO TER QUE RASPAR!!!

Infelizmente não foi ainda neste final de semana que pudemos reinaugurar a quadra, pois a estratégia da HF Construtora em adicionar "bianco" na tinta para fazer as demarcações das quadras de voley, basquete e futsal, não deram certo. Elas estão se esfarelando e saindo do chão como se fossem fitas adesivas, por isso nesta segunda-feira (25), a quadra será raspada e depois colocado um ácido para dar mais porosidade ao piso para somente depois disso repintarem. Isso se a chuva não atrapalhar!!!

Ainda teremos um especialista para observar se está seguro o braço que sustenta a tabela de basquete que teve uma pequena rachadura,o que fez com que os trabalhadores retirassem a "barriga" que estava nela, o que ocorreu na secagem da mesma, tendo como consequencia o peso extra que pode ter causado a rachadura.

Também no sábado recebi a ligação do Rodolfo, Supervisor de Esportes da Subprefeitura da Vila Mariana e também da Secretaria de Esportes, que reafirmou que está sendo preparado um festival para a reinauguração da quadra da Praça Juceva, com jogos entre os participantes da comunidade, com direito inclusive a troféus aos melhores!!

Existe a possibilidade de entrarmos para o programa de "Praça de Lazer" onde é fornecido um kit esportivo contendo bolas, redes, peteca, dominó, o que irá entreter a crianças, adolescentes, adultos e idosos. Rodolfo, devido à sua formação em Educação Física já se propôs a orientar as atividades que poderão ser realizadas na Quadra JUCEVA. Meu irmão, Luiz, que é Instrutor de Rapel e Tirolesa também já se colocou à disposição para ensinar práticas radicais que forem compatíveis com o lugar.

E você, tem alguma habilidade que possa vir contribuir para que a Praça JUCEVA venha a ter mais atividades esportivas?

Buscamos SOMAR pessoas interessadas para DIVIDIRMOS as funções, DIMINUINDO o trabalho de todos, para MULTIPLICARMOS os excelentes resultados.

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

PROBLEMAS PODEM ADIAR INAUGURAÇÃO DA QUADRA

A quadra da Praça JUCEVA, como você sabe, está em fase de acabamento. Sr. Luciano, Engenheiro da HF Construções, previa que nesta terça-feira (19) ela poderia ser entregue, mas está acontecendo alguns problemas com a aderência da tinta que faz a demarcação das quadras de FutSal, Voley e Basquete.

A tinta está levantando do chão como uma fita adesiva (veja foto). Não está aderindo. Isso, segundo Luciano, pode estar sendo causado por causa da quadra estar muito lisa. Já foram feitas duas pinturas na quinta e na sexta. Hoje resolveu colocar uma base de "BIANCO", a mesma que citei em edições passadas que foi colocada no fundo da quadra, à esquerda, porque estavam visíveis as pedras da concretagem. Luciano acredita que colocando esta base a tinta poderá fixar melhor. Não senti muita firmeza nisso, pois ele mesmo disse "se não ficar bom terei que passar a máquina para raspar a quadra toda, e ainda colocar um ácido para que a tinta fixe melhor".

Como vê, a coisa não é tão simples quanto parece. Enquanto escrevia esta edição (13h), caiu uma nova chuva forte que impediu a continuidade da raspagem da tinta anterior, a aplicação do "bianco" e a pintura, o que atrasa mais ainda o acabamento.

Ainda falando sobre a chuva, a única "fiada de blocos" que está no fundo do quadra que foi feita com a intenção de conter o barro que vem do morro, e nada, é a mesma coisa!! Hoje novamente os trabalhadores da HF Construtora estavam cavando nos arredores desta fiada para afastar o morro (veja foto), mas com esta chuva... já viu né? Ou seja, o que a empresa TONINNI fez para conter a água das minas pode até estar contendo parte da água que descia o morro, mas não o suficiente para conter as da chuva. Segundo apurei, esta única fiada de blocos foi recomendação dos fiscais da Subprefeitura. Vamos saber sobre isso e buscar uma solução pois será desanimador ver a quadra bem acabada e ser "acabada" por lama!!:-(

Outra coisa que constatei é que houve uma rachadura no braço que segura a tabela de basquete. Calma, não há perigo de queda, segundo os trabalhadores, mas poderá sim entortar. Parece que o peso dela não está sendo sustentado o suficiente e terão que fazer um novo suporte. Neste tocante, alguns garotos na ância de jogarem e estrearem a quadra, e não respeitarem o aviso para não entrarem nela, tiraram um caibro que estava sustentando a tabela do fundo da quadra para poderem utilizar as traves para o gol. Isso é um perigo, pois o trinco no braço apareceu lá. Por isso, você que tem filhos, alerte para que respeitem os avisos, pois detestaria ter que notificar um acidente de pequena ou muito menos de grande gravidade aqui no JUCEVA NEWS por causa de irresponsabilidade, pois aviso e faixa para não ultrapassar tem, por isso a empresa HF Construtora estará isenta de qualquer problema que possa causar a qualquer pessoa.

Com todos estes problemas é possível que o mini-campeonato de FutSal que está previsto para acontecer na manhã de sábado (23) em comemoração ao niver do Adriano Caputo possa ser cancelado.

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

JOGOS, ILUMINAÇÃO, ARQUIBANCADA, DEMARCAÇÕES... A QUADRA JÁ ESTÁ QUASE LÁ!!

Hoje, quarta-feira, por volta do meio dia, estiveram na quadra poliesportiva da Praça JUVEVA, os supervisores Paulo e Américo, da Subprefeitura da Vila Mariana, para vistoriarem o acabamento das demarcações da quadra que, por causa da chuva que vem acontecendo nos últimos dias, vem atrasando a entrega, o que evitou com que a HF Construtora fosse multada por ter extrapolado o prazo final.

As chuvas, apesar de não cairem no momento da pintura, e sim no final da noite e madrugada, impedem a penetração da tinta no dia seguinte, mesmo que o sol esteja presente e quente como está desde o inicio da semana. Mas hoje, com uma "força-tarefa" implantada pelo Engenheiro Luciano, da HF Construtora, esperava-se que podesse terminar as demarcações das quadras de FutSal, cujo circulo central foi feito pela manhã, bem como a de Voley. Ainda não foram feitas as do garrafão para a de Basquete, apenas pintadas de branco as tabelas.

Por falar nestas duas últimas modalidades, a de Voley, é bom ressaltar que, como não estava no projeto original, foi feito apenas os buracos e o suporte. NÃO TERÁ O MASTRO E NEM A REDE. É algo que teremos que providenciar. Ainda sobre o buraco, como foi decidido ser feito posterior à concretagem, ele não é tão fundo, o que exigirá fazermos um "estirante", como o que fazemos na praia, para manter equilibrado o mastro.

Em relação à tabela de Basquete, deverá amanhã, se o tempo ajudar, ser parafusada a cesta, que diga-se de passagem, apesar de estar a 2,30 m de altura, não poderá receber peso de muitos "pendurados", pois é sustentado por apenas 3 parafusos, diferente dos profissionais que até têm uma mola para amortecer este "tranco".

Quanto às redes, tanto de FutSal como as das cestas de Basquete, já estão sob minha guarda mas, como já comentei em edições anteriores, precisaremos criar uma Associação de Moradores, inicialmente informal, para que possamos administrar esta guarda quando forem utilizar para jogos eventuais e/ou para mini-campeonatos. Depois teremos orientação para formalizá-la até para recebermos verbas que a Prefeitura destina para tais entidades, no intúito de manter a Praça JUCEVA em excelentes condições de uso.

Por falar em jogos, continua de pé a comemoração do niver do Adriano Caputo no dia 23 de fevereiro na parte da manhã. Independente disso haverá uma orientação do Rodolfo que esteve juntamente com o Vereador Dalton Silvano, logo que sairam os supervisores da Subprefeitura. Segundo ele, Rodolfo será o responsável para coordenar as atividades desportivas na quadra poliesportiva da Praça JUCEVA, inclusive para fazer um lançamento oficial de entrega da obra. O Vereador confirmou informação que já havia sido passada pelo Américo, que "já tem as verbas para reformar a arquibancada e até a escadaria que une a JUCEVA com a Rua Andrônico". A reforma dos degraus que dão acesso á quadra ainda passará por licitação, bem como o alambrado, mas na conversa que manteve conosco salientou que poderá haver uma tela, de baixo custo, provisoriamente, para cercar a quadra, evitando que as bolas saiam em direção à Rua Mansur Yasbek. Também estará fazendo contatos com a Ilume para a colocação do poste de luz no fundo da quadra, reforçando o pedido feito pelo morador Henrique que o fez á AES Eletropaulo.

Faltou apenas ele (Vereador) passar a explicação sobre o uso da água da casa de moradores feita pela HF Construtora para fazer a concretagem da quadra, questionamento feito por moradora que "emprestou a água" e já ter sido ressarcida, publicada em edições anteriores, mas que até agora não foi dada tal explicação. Vamos continuar aguardando...e cobrando respostas!!!

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

ENQUANTO AGUARDAMOS A SECAGEM...

Como você vem acompanhando, as chuvas vem atrapalhando a secagem e pintura da quadra. Segundo Luciano, engenho da HF Construtora, a secagem das colunas que dão sustentação às tabelas de basquete devem ficar prontas em duas semanas, aproximadamente, ou seja, em média 40 dias após a concretagem que foi realizada. E não é brincadeira!!! O peso é estimado em 500 kg (meia tonelada!!) Já pensou se cai? Felizmente como você pôde acompanhar, ferros e uma "francesa", que é uma montagem transversal entre o braço que dá sustentação da tabela e a coluna, podem aguentar bem este peso.

Hoje, segunda, estão terminando o lixamento da área que ainda tinha imperfeições, na qual foi aplicada uma camada de "bianco" e que será pintada na cor de cimento. Seguindo as previsões da metereologia, os trabalhos devem continuar na quarta-feira quando espera-se um tempo aberto, com sol, o que facilitará a pintura das demarcações das quadras de FutSal, Voley e Basquete.

ABACATEIRO É "ADOTADO" PELA "GALERA"

Ontem,(domingo) quando houve aquela "pancada de chuva" um grupo de 6 adolescentes foram abrigar-se debaixo do abacateiro, aquele que foi destaque na
edição do dia 23 de janeiro, e destaco aqui dois flagrantes. Um, desagradável, onde vi chutando os abacates que formavam uma cruz para lembrar o "assassinato" deles por vandalos que apenas jogaram um no outro. Fui falar com eles para que preservassem e não destruissem, e ficaram de refazer.

O outro flagrante, este muitíssimo agradável, foi momentos antes de escrever este artigo. Flagrei dois adolescentes refazendo e melhorando a apresentação deste "memorial aos abacates", como você pode ver na foto. Preferi não ser visto para não constrange-los pois ontem foi um "jogo de empurra" dizendo que "não fui eu que chutei, etc.etc". Pode comparar as duas fotos. Uma está ao lado, e a outra, na
edição citada. Ouvi de longe o nome "Flávio" e o outro "Batata". Se foram eles, não sei, mas agradeço e tenho certeza que ela (a natureza, o abacateiro) também.

Como pode ver, não precisa muito para ensinarmos o correto para crianças e adolescentes, pois quando entendem a importância, podem fazer um mundo melhor do que imaginamos!!!

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

ROUBO DEIXA TRABALHADORES PERPLEXOS!!

Hoje (31) pela manhã tive a desagradável surpresa de receber a notícia vinda dos trabalhadores da empresa que está terminando a reforma da quadra. "Alguém" roubou ferros que estava ao lado do contãiner onde ficam o material de trabalho.:-(

Estes ferros foram usados, em sua maioria, junto com o concreto para fazer as colunas que dão sustentação às tabelas de basquete.

Segundo informações deles, "disseram" a eles que viram um homem moreno, de bigode, passar com os ferros por volta das 6h10 da manhã. Baseando-se no que disseram foram procurar o tal homem, que saiu da Rua Mansur Yasbek indo para a Pero Correia, seguindo o rastro do risco que foi feito pelos ferros, afinal os ferros têm cerca de 5 ou 6 metros!! Mas nada encontraram. Deduziram que o tal homem já deveria ter levado para algum ferro velho para vender.

Em conversa "aqui e ali" soube que o tal homem pode ser um que tem o péssimo vício de beber cachaça (o que explica mas não justifica), que presta serviços em reformas de casas e que mora "de favor". Como tais informações foram colhidas em bate-papos informais, de moradores indignados por tal atitude, portanto motivadas pela emoção, não posso divulgar aqui quem é o suspeito, correndo o risco de criar um constrangimento e ser leviano, bem como não posso divulgar quem foram as pessoas que me disseram isso.

Mas uma coisa é certa. Tal homem "manchou" todo este processo de reforma da quadra por uns míseros centavos para provavelmente joga-los fora em alguma garrafa de cachaça!! Triste.. muito triste isso!!

JUCEVA TV

Envie sua opinião, crítica e/ou sugestão para Imprensa@MinutoPress.com.br

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...