quinta-feira, 31 de março de 2011

PROGRAMAÇÃO CULTURAL DA BIBLIOTECA CHÁCARA DO CASTELO


Depois que conseguimos manter a Biblioteca Chácara do Castelo aberta, que não fosse transformada em oficina de recuperação de acervos de outras bibliotecas municipais, quantas vezes, principalmente você, que participou daquela reunião com o Secretários da Cultura, já utilizou os serviços dela?
 
Conheceu, ao menos, a Ká, a coordenadora da biblioteca que vem, na minha modesta opinião, revolucionando os serviços prestasdos à comunidade do bairro?

Eu, se fosse você, faria o mesmo que eu venho fazendo. Ao menos divulgar. E, mais que isso. Dê uma "passadinha" lá, conheça-a (Ká) e reveja a biblioteca. Você vai ver que muita coisa mudou por lá!!



PALESTRA

Quadrinhos: criação e leitura
Com Thiago Syked
Palestra sobre a importância da arte no ensino, suas possibilidades e o papel dos quadrinhos como forma de estímulo à leitura.
Para jovens, 90 minutos, 20 vagas
Inscrições pessoalmente, pelo telefone 11 5573-4929 ou pelo e-mail bmchacaradocastelo@yahoo.com.br
Dia 6 abril às 10h
CURSOS

Brinquedos de sucata
Com Henriqueta Marques
Oficina que objetiva discutir os caminhos do lixo na cidade, consumismo, sustentabilidade, coleta seletiva e os 3 Rs. Na parte prática da oficina, os alunos confeccionarão brinquedos com material descartado para o lixo.
De 8 a 10 anos, 120 minutos, 20 vagas
Inscrições pelo e-mail bmchacaradocastelo@yahoo.com.br
Dia 7 de abril às 14h


CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

Contação de estórias na Chácara do Castelo
Projeto Conta Comigo – com Solange Aparecida de Avelar Lopes
A contadora narra contos de autores consagrados da literatura infantil.
De 4 a 10 anos. 60 minutos.
Dia 27 de abril às 14h
Dia 29 de abril às 10h

Contar é preciso, ler é indispensável
Com Andréa de Sousa
Contos e declamação de poemas divertidos estimulam o potencial criativo e o prazer de ler. Público: participantes de programas de incentivo à leitura.
Para jovens e adultos. 60 minutos.
Inscrições pelos telefones 11 5687-0408 e 11 5691-0433
Dia 28 de abril às 10h

RPG/Live-action

A cidade fantasma de West Hill
Com o grupo Confraria das Idéias
O velho oeste americano é cheio de histórias fantásticas e certamente a cidade de West Hill abriga diversas delas. Muitos rumores levam aventureiros e espirituosos a se arriscarem nesta abandonada cidade, onde um grande tesouro estaria escondido. Uma divertida história em que se misturam ficção, superstição e realidade!
13 anos. 4 horas de duração.
Dia 30 de abril às 14h

HISTÓRIAS EM QUADRINHO – FANZINES NAS ZONAS DE SAMPA

O projeto está no sexto ano de existência e busca levar ao público uma linguagem que desenvolva e estimule a criatividade para o desenho, para a escrita e para a leitura (personagem, história e roteiro). As aulas acontecem em 20 unidades do Sistema Municipal de Bibliotecas e tem diferenciação entre iniciantes e avançados (para quem já tem experiência com a linguagem dos quadrinhos). Blog com produções dos alunos: Além das Bibliotecas, o projeto FanZines também acontecem no Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso.
Carga horária: 16 aulas
Inscrições de 1 a 20 de abril nas bibliotecas
Aulas para Alunos Iniciantes
Com Antonio Ezequiel
Para iniciantes, basta se inscrever nas Bibliotecas.
A partir de 7 anos
A partir de 26 de abril, 3ª feiras, das 13h às 16h 


ACERVO DA BIBLIOTECA CHÁCARA DO CASTELO

acervo
Acervo Geral

A biblioteca conta com aproximadamente 24 mil exemplares constituídos por livros didáticos, paradidáticos, dicionários, enciclopédias, jornais, revistas, recortes, mapas, atlas, multimídia, etc.
As informações do acervo podem ser encontradas no catálogo online do Sistema Municipal de Bibliotecas. 








Endereço: Rua Brás Lourenço, 333
Jardim da Glória - 04113-010 São Paulo, SP
Tel.: 11 5573-4929
Horário: 2ª a 6ª feira das 8h às 17h e sábado das 9h às 16h
Coordenadora: Kazuko Oniki (Ká)
bmchacaradocastelo@yahoo.com.br

terça-feira, 29 de março de 2011

“A ignorança é que astravanca o pogresso desta nação!”

Esta é uma frase que quem dizia era Odorico Paraguaçu, prefeito da cidade cenográfica, Sucupira, na novela O Bem Amado, de Dias Gomes, há 38 anos, mas é tão atual quanto em 1973 como quando foi ao ar pela Rede Globo!

Anteontem, dia 27, houve uma explosão na Rua Mansur Yazbek, bairro Jardim da Glória, Vila Mariana. Imagine isso à meia-noite, quando tudo estava em silêncio. Da janela pude ver que era o transformador de voltagem do poste em frente à minha casa, até porque vi faíscas.

Depois de constatar que era isso mesmo liguei para a Ilume, no Ligue-Luz 0800-7220156 e após explicar o caso, a atendente falou “Sr., como está sem luz na sua casa e também na rua, é a Eletropaulo que realiza o serviço”.

Liguei para 0800-7272196 e após 15 minutos já estava um caminhão fazendo os reparos. Não voltou imediatamente. Apenas após 2 horas da manhã, mas fizeram o serviço. 

Só que na noite seguinte, ontem, dia 28, as luminárias da Praça Julio César Vanini (ou simplesmente JuCeVa) estavam apagadas. O que você faria? Ligaria para Eletropaulo, certo? ERRADO! Já não era mais com eles. Tinha que voltar a ligar para a Ilume pois é quem cuida da iluminação pública.   Por que eles mesmos não o fizeram, já que tinham o protocolo do serviço?

Demorou um pouco mais para virem (cerca de duas horas), mas detectaram que o problema era um mal contato num equipamento próximo ao transformador. Ou seja, o pessoal da Eletropaulo religou tudo mas ali não encaixaram direito. A praça iluminou-se novamente.  Por que eles mesmos não o fizeram, já que tinham o protocolo do serviço?

Agora, quase no mesmo horário que ontem, eis que está o contrário. A praça está iluminada e as luzes da Rua Mansur Yazbek e também da qual ela é travessa, a Pero Correia, estão apagadas. Inverteu-se! Novamente ligo, e novamente abrem um novo protocolo. Pra que? Se o problema é do serviço feito errado (ou incompleto) do protocolo anterior?   Por que eles mesmos não o fizeram, já que tinham o protocolo do serviço?

Será que é para mostrar serviço? No final do mês dizerem "olha como nós trabalhamos este mes!" Quanto atendimentos fizemos! Ou será burRocracia mesmo?
 

JUCEVA TV

Envie sua opinião, crítica e/ou sugestão para Imprensa@MinutoPress.com.br

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...